Vai alugar um apê? Confira as vantagens de morar em um condomínio

Entenda os principais aspectos envolvidos nessa modalidade de moradia – conheça as vantagens e desvantagens dos condomínios

Muitas pessoas sonham em morar em conjuntos de casas ou apartamentos, mas ainda não pararam para pensar sobre as vantagens de morar em condomínio e, claro, nos possíveis pontos negativos dessa modalidade de moradia. Confira:

Síndico

O primeiro aspecto a ser observado diz respeito à existência da figura do síndico. Ele é o responsável por uma série de decisões administrativas no dia a dia do condomínio, assim como por zelar pelas regras e a gestão dos funcionários de portaria e manutenção.

Normalmente, o síndico é eleito durante as votações em assembleia e tem um mandato de duração pré-estabelecida. Nem sempre ele é morador do condomínio; em alguns casos, ele pode ser um profissional contratado pela empresa que administra o prédio.

O síndico também é responsável por fiscalizar um dos aspectos mais importantes da vida em condomínio: o cumprimento das regras. Entre as vantagens de morar em condomínio, esse talvez seja o ponto mais delicado porque, em nome do bem-estar coletivo, os moradores precisam se comprometer a obedecer a determinadas orientações.

Regras

Você gosta de ouvir música alta e cantar a plenos pulmões enquanto limpa a casa? Adquiriu o hábito de fazer exercícios físicos em casa e passa vários minutos pulando na sua sala, sem pensar em seu vizinho debaixo? Então, para manter essas práticas, você precisará conhecer as regras do condomínio em que pretende morar. Geralmente, há limitações de horários e regras específicas para manter a paz e o sossego dos moradores.

Área de lazer

Por outro lado, uma das principais vantagens de morar em condomínio é o acesso a instalações de uso coletivo que são considerados como propriedade de todos. Piscinas, saunas, academias, playground para as crianças, quadras poliesportivas, entre outras possibilidades, ajudam a trazer mais qualidade de vida para os moradores que, em muitos casos, não precisam sair de casa para ter acesso a esses tipos de lazer.

É claro que todos esses recursos têm um custo. Todos os moradores pagam mensalmente um valor referente à taxa de condomínio que, em geral, inclui os custos de manutenção dessas instalações e pagamento dos salários dos funcionários.

Fundo de reserva

Também está inclusa nessa taxa o chamado “fundo de reserva”. Na prática, esse fundo é uma porcentagem do valor pago todos os meses que é destinada a formação de um saldo para suprir eventuais despesas extraordinárias. Todos esses valores, assim como os reajustes anuais, são pré-estabelecidos nas assembleias com todos os moradores do condomínio.

Segurança

Nas grandes cidades, onde o medo da violência e da criminalidade tende a ser maior, a sensação de segurança é mais uma das vantagens de morar em condomínio. Com câmeras de monitoramento, porteiros e até vigilantes privados, os moradores se sentem mais seguros e confortáveis no dia a dia.

Na hora de escolher um apartamento em um condomínio, é importante fazer muitas perguntas e pesquisar sobre o perfil dos moradores daquele local. Assim, as chances de você se adaptar e viver uma boa experiência de moradia serão muito maiores!

Leia também

É possível alugar e mudar rapidamente?

Mudança prática: como organizar a mudança em poucos dias?Saia do básico: decoração para imóveis alugados

Publicado em 6 de Janeiro de 2021 Alugue Bem

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!