Vai alugar um imóvel? Confira dicas para a vistoria de entrada!

Entenda o que é, para que serve e quais são os pontos mais importantes da vistoria de entrada.

A Lei do Inquilinato regulamenta os processos de locação de imóveis no Brasil. A vistoria de entrada, apesar de não ser obrigatória, é um procedimento com validade jurídica perante a lei e serve para garantir que os acordos sobre as condições do imóvel alugado sejam respeitados por ambas as partes. Imagine que, depois de muita pesquisa e negociação, você finalmente encontra o apartamento que procurava.

Contrato assinado, tudo certo para a mudança.  Então, logo na primeira semana, você descobre que o imóvel tem infiltrações, portas defeituosas e problemas no piso. Como provar que não foi você quem causou esses problemas?

A vistoria de entrada é a solução. Ela deve ser feita antes da mudança. Nesse procedimento, cada detalhe é observado por um profissional que conduz uma avaliação técnica sobre todos os aspectos do imóvel, tanto na área interna quanto externa. Assim, por meio da vistoria, locador e locatário ficam cientes de possíveis condições diferentes do ideal.

Com o laudo da vistoria em mãos, o inquilino pode pedir ao proprietário do imóvel que faça ajustes, se achar necessário, ou ficar isento de arcar com os problemas previamente apontados quando deixar o imóvel. Ao mesmo tempo, a vistoria de entrada também serve de base para o morador entender em que condições deve deixar o imóvel quando encerrar o contrato.

Dicas para a vistoria de entrada ser eficaz para o inquilino e o proprietário

Atenção aos mínimos detalhes

Esses são apenas alguns dos aspectos que precisam ser observados. A vistoria de entrada precisa ser extremamente detalhada para que não restem dúvidas sobre as reais condições do imóvel alugado. Geralmente, o procedimento é feito por profissionais especializados e com conhecimento técnico adequado para não deixar nenhum detalhe passar despercebido. O registro conta com fotos e descrição em texto de cada item.

Quer evitar dor de cabeça na hora de alugar um imóvel? Solicite ao seu corretor a vistoria de entrada, caso ela já não esteja presente em seu contrato de locação.

Ainda à procura de um imóvel?

Está com problemas para passar na análise de crédito? Conheça as soluções da Avalyst! Somos uma plataforma de garantia digital de aluguel pelo cartão de crédito. Com a gente, você aluga um imóvel sem fiador, sem caução e sem burocracia.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Fale com a gente!

Leia também

Como funciona o aluguel de um imóvel?

Como alugar sem fiador?

 

Publicado em 4 de Novembro de 2020 Blog

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!