Alugue mais: script para vender imóveis pelo WhatsApp

A essa altura da vida você já deve saber o que é um script de vendas, né? Todavia, vender ou alugar imóveis pelo celular tem suas particularidades. E um bom script de vendas pode te auxiliar a vender mais no WhatsApp.

 É quase impossível encontrar alguém que não use o WhatsApp. O aplicativo já substituiu, com vantagens, as mensagens de sms e as próprias ligações telefônicas. Então, que tal darmos atenção em alguns detalhes e saber como usar um script para vender ou alugar mais imóveis pelo WhatsApp?        

O que é um script?

Nada mais é do que um roteiro pré-definido, cujo intuito é orientar o atendimento de um cliente. E seu objetivo, geralmente, é que o cliente feche a venda. 

Porém, podemos utilizar um script de vendas com outras finalidades como: conhecer melhor um cliente, marcar uma reunião, retornar o contato com algum lead, entre outros.

Como criar um script de vendas para o WhatsApp?

Muitas pessoas possuem medo de um script de vendas com medo de que esse possa te engessar. Mas não se engane, ele vai te dar muito mais liberdade.

Primeiro que muitas das interações que você vai ter serão similares. Segundo que você pode evitar erros (como o esquecimento ou o desconhecimento acerca de uma informação). E em terceiro lugar, os scripts são uma ferramenta de orientação, não de cópia, você pode adaptá-lo conforme sua experiência e a necessidade do momento.

Para confeccionar essa peça, você terá que avaliar padrões em sua imobiliária, clientes e atendimento. Todavia, para criar uma estrutura básica existem algumas etapas essenciais:

  1. Definir as etapas do processo de vendas:

Você provavelmente tem um sistema de vendas criado em sua imobiliária. O ideal é criar um tipo de script para cada interação que o cliente fizer em cada etapa do seu processo.

  1. Pesquisar o seu produto, o mercado e o cliente:

Estude, estude e estude! Saber tudo sobre seu cliente e sobre seu produto pode te salvar de algum jogo de cintura. Documentar essas informações auxiliam a todos dentro da empresa a terem um discurso uniforme e ocoerente.

3. Observar os melhores vendedores:

Procure observar alguns profissionais de vendas e não só da área imobiliária. Descubra o que faz deles bons vendedores e quais lições você pode aprender com eles.

4. Registrar, analisar e otimizar os scripts:

O seu script é um organismo vivo. Registre, analise e procure melhorar o que não funciona.

Exemplos de scripts de venda para o WhatsApp usar

O Script Receptivo

Aqui, o cliente é quem tomou a iniciativa de enviar alguma mensagem para você. Por exemplo, ele quer mais informações sobre o imóvel, se ainda está disponível ou pretende marcar uma visita.

Apresente-se formalmente citando o seu nome (é fundamental para fixar uma lembrança na mente do cliente). Escreva também o nome do cliente (que deve aparecer no próprio WhatsApp) ou, se ele ainda não o fez, pergunte em sua mensagem.

O ideal aqui é iniciar o processo de atendimento sem responder diretamente o que ele perguntou:

– Olá Sr. Augusto, tudo bem? Aqui é o José da X Imóveis. Vou fazer uma rápida pesquisa e já informo sobre sua pergunta. Pode ser?

O Script Ativo

Neste caso, é você quem entra em contato com seu prospect, um proprietário por exemplo, que você sabe que precisa vender ou alugar um imóvel.

Como no caso do script receptivo, seja educado e demonstre interesse pelo problema dele. Uma boa ideia é começar com uma pergunta que desperte uma resposta imediata.

– Olá Sr. Antônio, tudo bem? Aqui é o José da X Imóveis. O senhor tem um imóvel na Alameda Um, correto? Ele ainda está disponível para locação? O senhor permite que nossa imobiliária possa negociá-lo? Tenho um cliente interessado.

 O Script de Follow up

Fazer o acompanhamento de como anda o processo de venda, aluguel ou mesmo de captação de proprietário, faz parte de seu dia a dia. Um script com esta finalidade pode agilizar a sua rotina com todas as facilidades do WhatsApp.

Comece lembrando quem você é e a finalidade do contato, veja o exemplo abaixo:

O mais importante no seu script é ser sincero em todas as colocações. Lembre-se também que os exemplos acima servem apenas como base para a criação de seu próprio script. Assim, faça as adaptações necessárias e aprimore seu texto e suas técnicas. Evolua sempre e use o celular com inteligência e parcimônia. 

Com WhatsApp é assim: sabendo usar, não vai faltar e ele será sempre útil no dia a dia de seus negócios.

Leia mais:

3 dicas para fechar mais negócios imobiliários em tempos competitivos

Como usar redes sociais para sua imobiliária vender mais

Publicado em 10 de Maio de 2021 Negócio Imobiliário

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!