Quais são as vantagens dos imóveis compactos?

Alugar um imóvel pequeno é uma prática que se adequa ao bolso de muitos brasileiros. Conheça os principais benefícios

O crescimento das grandes cidades, a revisão das prioridades e a mudança nos estilos de vida das pessoas se refletiram em mudanças também no segmento imobiliário. Dessa maneira, nos últimos anos surgiu um novo tipo de imóvel: compacto e com áreas compartilhadas com outros condôminos. Mas você sabe o que há de tão vantajoso nesse tipo de moradia? Entenda:

Primeiro, vamos definir o que caracteriza um imóvel compacto. Se for um apartamento, por exemplo, entram nessa categoria os imóveis com até 45 metros quadrados. Na absoluta maioria dos casos, devido ao tamanho reduzido, a planta traz apenas um dormitório, um banheiro e cômodos otimizados. O condomínio conta com lavanderia e outras áreas a serem compartilhadas entre todos os moradores.

Por esse motivo, o público que normalmente aluga um imóvel pequeno tem características bem definidas: a maior parte é jovem, com até 30 anos, e saiu recentemente da casa dos pais, seja para estudar, para trabalhar em outra região ou mesmo para tentar a vida de forma mais independente.

Sem família constituída, o que esse perfil de público procura ao alugar um imovel pequeno é um lugar onde possa, basicamente, realizar tarefas cotidianas como as refeições, os banhos e, claro, uma boa noite de sono. São pessoas que tendem a passar a maior parte do dia fora de casa e, portanto, não fazem questão de um local maior.

Compartilhado de ambientes

Em espaços mais reduzidos, é mais difícil imaginar onde entraria, por exemplo, a lavanderia, a área de serviço ou uma área de lazer. Em um imóvel compacto, esses espaços acabariam “disputando” com outras regiões do apartamento. É por isso que está crescendo também o número de condomínios que oferecem soluções compartilhadas para quem tem o objetivo de alugar um imóvel pequeno.

Nesse modelo, os moradores dos imóveis compactos podem compartilhar áreas comuns, como espaços de lazer, lavanderia própria do condomínio e as áreas de estudos ou de descanso.

Vale lembrar que alugar um imóvel pequeno não significa abrir mão do conforto. É possível montar espaços aconchegantes nesse tipo de imóvel. Na prática, lugares menores movimentam também o setor de móveis planejados porque toda a mobília precisa ser otimizada para manter a funcionalidade sem prejudicar os espaços livres.

Imóveis compactos como moeda de investimento

Por terem valores absolutos menores do que a média dos imóveis no mercado, os imóveis compactos também atraem pessoas que, mesmo sem reservas gigantes, conseguem adquirir uma propriedade e podem torná-la uma fonte de renda, já que alugar um imóvel pequeno costuma ser um processo mais rápido que os de maior metragem.

Nesse caso, é importante focar em características como a localização — quanto mais privilegiada, melhor. Isso porque a maior parte das pessoas que busca alugar um imóvel pequeno tem o interesse de estar mais perto de seu local de trabalho ou de estudo, assim como necessita estar em uma região bem assistida em termos de serviços e infraestrutura para que não precise de grandes deslocamentos para atender suas demandas.

Leia também

Vai alugar um apê? Confira as vantagens de morar em condomínio

Como alugar sem fiador

Publicado em 27 de Janeiro de 2021 Alugue Bem,
Negócio Imobiliário

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!