Entenda melhor como funciona esta ferramenta que pode otimizar seus negócios e a gestão de sua imobiliária
Popular em quase todas as grandes companhias, o CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente na sigla em inglês) é uma ferramenta de gestão de contatos, que permite coletar e organizar uma série de dados importantes sobre clientes atuais e potenciais. Informações sobre perfil e histórico de consumo, dados pessoais, canais de contato e outras podem ser organizadas e filtradas, criando um panorama valioso de informações comerciais e de relacionamento.
Por meio destas informações, as empresas podem criar campanhas de marketing direto, ações de fidelização, promoções especiais e mesmo comunicação para manter o relacionamento com seus clientes aquecido, sendo, portanto, uma eficiente ferramenta para as empresas.
Um aliado valioso para o setor imobiliário
Embora seja uma ferramenta amplamente utilizada em outros setores, muitas imobiliárias ainda não contam com as vantagens de ter um CRM – o que é uma desvantagem em tempos de alta competitividade como os atuais. Com proprietários e potenciais compradores e locatários sentindo a pressão da atual situação econômica sobre suas finanças, é importante que as imobiliárias atuem além do simples oferecimento passivo de imóveis: é preciso que elas atuem como provedoras de soluções de habitação e de estrutura física para empresas.
Para isso, é fundamental entender o perfil de seus diversos públicos, compreender seu comportamento, suas necessidades e desafios, algo difícil de se realizar sem o apoio de soluções avançadas de relacionamento inteligente como o CRM. Na ausência desta ferramenta, os profissionais precisam contar com ferramentas isoladas e adaptadas, como planilhas e agendas, tornando o trabalho de coletar e tratar informações manual, ineficaz e altamente propenso a erros e a perdas de oportunidades de ações dirigidas.
Comparativamente, adotar um CRM traz uma série de benefícios práticos para o negócio, tais como:
- Centralização de dados: ao invés de ter dados espalhados de forma desorganizada em planilhas e bancos de dados, o CRM unifica suas informações mais importantes de clientes e prospects em um só lugar, agilizando a atualização de informações e a busca por contatos específicos
- Clareza na jornada do cliente: ao registrar seu histórico de contatos e ações, é possível enxergar quais potenciais clientes estão mais propensos a fechar negócio, quais requerem mais tempo e quais já estão na empresa e podem expandir negócios. Isso é importante para organizar suas ações comerciais e de marketing
- Relacionamento otimizado: com o CRM, é possível parabenizar o cliente em seu aniversário, celebrar tempo de relacionamento e acompanhar sua trajetória, o que facilita sua fidelização
- Automação de processos: um dos mais importantes recursos do CRM é sua capacidade de automatizar rotinas de relacionamento com o cliente. Com esta solução, o envio de emails, lembretes, newsletters e outros recursos passa a ser automatizado, seguindo as regras determinadas pela própria equipe. Isso reduz a chance de erros e diminui a carga de trabalho manual da equipe
- Mais efetividade no fechamento de negócios: com melhor relacionamento e mais precisão nas ações, o resultado é uma melhor taxa de fechamento de negócios, o que gera mais retorno financeiro para a imobiliária.
Diante de tantas vantagens, é importante que as empresas do setor imobiliário contem com um CRM para apoiar suas atividades. Com a aceleração da concorrência motivada pela transformação digital, para as imobiliárias que querem manter um excelente relacionamento com sua base de clientes e superar os concorrentes, o uso deste tipo de solução torna-se cada vez mais relevante.
Publicado em 19 de Maio de 2022 Blog