Mercado Imobiliário: Venda e alugue mais conhecendo melhor as gerações

O mercado imobiliário não é estático, tão pouco padronizado, mas sim, se ajusta conforme seu público que é composto de diferentes gerações de consumidores.

Quando falamos em geração de consumidores, estamos nos referindo a públicos com algumas características únicas.

Em síntese, compradores de cada geração, buscam por algo específico, portanto, convencê-las a alugar ou comprar um imóvel, também depende de acessar essa preferência (exigência).

Veja então que existe toda uma relação (entre quem vende e quem compra), que envolve empatia, necessidade e resolução de problemas.

Logo, se você está pensando sobre como a inovação nas imobiliárias deve se manifestar, saiba que, além do uso de tecnologias, a equipe de vendas também precisa compreender como pensa e se comporta cada geração que está dentro do seu grande público.

Portanto, para auxiliar nesse diagnóstico, neste texto, brevemente vamos pontuar 3 tipos de geração que consomem no mercado imobiliário.

Destacando quais sãos as suas particularidades e então elencar algumas dicas para vender mais considerando esse fator.

Considere as gerações que mais consomem no mercado imobiliário

Considerando o poder de influência para alugar ou de compra propriamente, vemos que a inovação nas imobiliárias precisa estar em sincronia com 3 gerações: a Geração Baby Boomer; Geração X e Geração Y.

De forma geral, para pessoas que nasceram após 1946 e até 1964, definiu-se como Geração Baby Boomer, ou seja, explosão de bebês conforme a tradução.

Pessoas dessa geração, especialmente as nascidas nos anos finais, estão hoje com 57, 60 anos.

De fato não é o perfil do maior consumidor no mercado imobiliário. No entanto, engloba clientes que buscam por imóveis visando o investimento.

A Geração Baby Boom também é conhecida como Geração TV, portanto, tem bastante clareza sobre o que precisa e naturalmente o que busca quando fala com sua imobiliária.

Duas coisas já podemos adiantar sobre o que é mais importante para essas pessoas: são os níveis de segurança que o imóvel oferece e que as negociações sejam feitas cara a cara.

No entanto, quando falamos em geração X e Y, que respectivamente comportam os nascidos entre 1960 e 2000, sendo o início da Geração Y nos anos 80, compra e locações de imóveis são altos.

No entanto, nos últimos anos os Millennials, como também são chamadas as pessoas da Geração Y, é que passaram a assumir o topo da demanda por imóveis, em todos os aspectos.

Assim sendo, é importante entender como esses dois públicos, especialmente a Geração Millennial se comporta e como você poderá, por exemplo, anunciar um imóvel pensando nesse tipo de consumidor.

Geração  X e Millennial – características básicas

Para ter sucesso no mercado de imóveis, entender profundamente o que pensa, como se comporta e o que espera de um imóvel, essas duas gerações é crucial.

Por exemplo, a Geração X, pouco tempo atrás, em 2018 para sermos exatos, assumia a responsabilidade para tomadas de decisões em relação a gastos, em mais de 50% das famílias.

Ou seja, era alguém, que estava nessa Geração, que definia orçamentos, pagava contas, fazia compras, etc.

No entanto, podemos considerar a Geração X emergente em relação a toda essa tecnologia que temos hoje, porque de fato, foi ela quem presenciou o surgimento da internet, celular, e-mail, etc.

Em linhas gerais, ela apresenta essas particularidades:

Situações que o mercado imobiliário e sua imobiliária naturalmente, devem considerar para inovar e modernizar o modo como se relaciona com esse público.

Um bom exemplo de ferramenta para imobiliárias que a Geração X aprecia, é a possibilidade de usar aplicativos para buscar o imóvel que deseja, tanto para alugar como comprar.

Além disso, valorizam anúncios autoexplicativos onde existem provas de funcionalidade dos imóveis e que pontuam a relação custo x benefício.

Geração Y ou Millennial, tem uma forte característica

O domínio absoluto e a necessidade de muitas tecnologias definem esse grupo de pessoas, afinal, é a geração que teve contato direto com o aflorar da internet e todas as suas possibilidades.

É de fato uma geração que adora inovações e portanto, uma das mais presentes em redes sociais para imobiliárias.

Podemos resumir algumas características da Geração Y da seguinte forma:

Perceba então, que a Geração Y, pode ser alcançada quando usar recursos tecnológicos os quais incluem CRM imobiliário; Realidade Virtual; QR Code e é claro, diferentes aplicativos para contatos rápidos.

No entanto, dão muito valor também ao atendimento humanizado, sincero e empático.

Um novo e promissor cenário para o mercado imobiliário

Conforme essa breve explanação sobre as gerações e também destacando que é a Geração Y aquela que atualmente mais está ativa no mercado de imóveis, o que sabemos com certeza é que modernizar imobiliárias é fundamental.

Portanto, conhecer o seu cliente, adaptar a linguagem ao seu perfil e por fim aproximar-se, passa por um amplo e desafiador processo, o qual depende da sua vontade e disponibilidade.

A Avalyst, como empresa de garantia de aluguel por cartão de crédito, sabe que o mercado imobiliário está passando por grandes transformações.

Mudanças estas que começam com o uso de novas e importantes tecnologias, entre elas a Realidade Virtual, imagens e vídeos de imóveis com 360º, contratos digitais, entre outras.

No entanto, outra grande mudança tem a ver com novas posturas e entendimentos das reais necessidades do seu cliente, os quais querem agilidade para comprar, vender e alugar imóveis.

Outra ressalva, é a vontade do consumidor poder contar com a praticidade, de por exemplo, poder alugar sem a necessidade de fiadores e/ou cauções tradicionais.

Hoje, o mercado de aluguéis pode contar com a garantia locatícia por meio de cartão de crédito e totalmente on-line, ou seja, processo moderno, altamente seguro e que dá independência ao consumidor de todas as gerações.

Portanto, a Avalyst como prestador deste serviço, está a disposição de sua imobiliária apoiando para alugar mais e assim incrementar o crescimento do seu negócio.

Publicado em 26 de Outubro de 2020 Blog

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