Mercado imobiliário vê alta com galpões logísticos em 2021

Principalmente impulsionada pelo crescimento do e-commerce durante a pandemia de COVID-19, a procura por galpões e condomínios logísticos deu um salto gigantesco em 2020. Saiba tudo o que precisa sobre esse setor e como investir.

Crescimento do setor

Segundo dados do setor, as locações desses espaços tiveram um aumento de 134% entre janeiro e setembro, em comparação ao mesmo período de 2019.

Para se ter uma ideia melhor do cenário, somente em outubro e dezembro do ano passado, as locações de galpões chegaram a 297 mil m² em São Paulo. Essa região vem demandando a construção de novos condomínios logísticos para suprir a alta na demanda, já que apenas 15% de sua área total está disponível para locação. O e-commerce brasileiro teve um crescimento de mais de 70%, por isso esse desempenho.

Conforme as vendas aumentam, as empresas precisam aumentar sua capacidade de armazenamento de mercadorias em seus centros de distribuição. Esses, localizados em regiões próximas às principais metrópoles do Brasil, como, por exemplo, Cajamar (SP) e Extrema (MG).

Entretanto, além do crescimento do e-commerce, outros motivos são apontados como impulsionadores do mercado de galpões, entre eles: o mercado residencial e os fundos imobiliários, ambos fomentados pela queda na taxa Selic.

Para os próximos anos, a expectativa é de que o e-commerce mantenha os bons ritmos de expansão, com crescimento de cerca de 26%, em relação à 2020, segundo a previsão da consultoria Ebit | Nielsen.

Tendência propulsora

Só isso já seria suficiente para continuar aquecendo o mercado de galpões logísticos. No entanto, a tendência é de que o conceito de last mile ou última milha, seja cada vez mais difundido. As empresas de comércio eletrônico, varejo e alimentação estão passando a utilizar o modelo logístico, o que realmente acarretará no aumento da demanda imobiliária.

De forma resumida, ultima milha significa o último processo na etapa de entrega de uma encomenda. Ou seja, o momento em que a encomenda sai do centro de distribuição e vai até o cliente. Essa operação logística traz um modelo focado na agilidade de abastecimento e entrega, evitando que as mercadorias fiquem muito tempo em estoque.

Com isso, novos galpões e condomínios logísticos são desenvolvidos com base em três principais conceitos: localização estratégica, ampla área de pátio para manobras e sistema de docas automatizado para facilitar a carga e descarga dos produtos.

Como ficar a frente

Para aproveitar o boom trazido por essa nova demanda, as imobiliárias, investidores e proprietários devem estar preparadas para assegurar a demanda por esse imóveis.

A localização estratégica, qualidade e instalações logísticas atraem possíveis compradores ou locadores que desejam otimizar o serviço de entrega e armazenamento de seus produtos.

Leia Mais:

Mercado imobiliário cresce em meio à pandemia

Imobiliária de sucesso: como se atualizar sobre o mercado imobiliário?

Publicado em 19 de Abril de 2021 Negócio Imobiliário

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!