Mercado imobiliário cresce em meio à pandemia

Sem dúvida alguma, 2020 foi um ano bastante conturbado e desafiador. Entretanto, para alguns poucos setores econômicos, os resultados foram surpreendentemente positivos frente às incertezas do cenário de pandemia. Esse foi o caso do mercado imobiliário, que fechou o ano com crescimento das vendas de imóveis novos.

De acordo com a Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, em 2020 o setor comercializou 51.417 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo. Dessa forma, atingindo um novo recorde de vendas, que supera em 4,5% os resultados de 2019, quando as vendas totalizaram 49.224 unidades.

Entre os principais impulsionadores desse desempenho estão as taxas de juros mais baixas, que atingiram seu menor índice na história do país. Outros fatores são: as mudanças de hábitos e comportamentos do consumidor e a segurança em investir em imóveis, quando se pensa em rentabilidade e valorização.

E em 2021?

Apontado como um setores responsáveis pela retomada econômica pós-pandemia, o mercado imobiliário deve manter seu bom desempenho. Com expectativa de crescimento entre 5% a 10%, em relação à 2020, segundo previsão do Secovi-SP.

Mas, para que esse cenário se concretize, a taxa de juros precisa permanecer baixa, ao mesmo tempo em que o PIB deve voltar a crescer e a inflação se manter estável durante esse período.

O que esperar do consumidor?

No que depender dos consumidores, o mercado imobiliário deve contar com mais um “boom” em suas comercializações. De acordo com uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, 41% dos 1,2 mil entrevistados com renda suficiente para comprar um imóvel dizem ter a intenção de adquirir o bem dentro dos próximos dois anos. 10% deles, inclusive, já estão em busca ativa, visitando unidades ou entrando em contato com imobiliárias e corretores.

Essa perspectiva de melhora já pôde ser observada em janeiro que, apesar da queda sazonal do período, apresentou crescimento de lançamentos e vendas de unidades novas, quando comparado ao primeiro mês de 2020.

O Secovi-SP apurou que foram mais de 3.300 unidades residenciais novas comercializadas na cidade de São Paulo. Esse resultado é 23,9% mais alto do que o registrado no ano passado, quando a pandemia ainda era apenas uma notícia internacional. 

Para aproveitar essa tendência de crescimento, as imobiliárias devem se preparar para realizar melhores negociações e ofertas para seus clientes, afinal a concorrência será grande.

Para isso, basta adotar a garantia digital de aluguel da Avalyst, com o nosso sistema facilitado e a ajuda de uma equipe experiente você já sai na frente.

Publicado em 22 de Março de 2021 Negócio Imobiliário,
Soluções Avalyst

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!