Extensão da garantia de aluguel: qual a importância?

Extensão da garantia de aluguel: qual a importância?

O aluguel é uma modalidade de disponibilização de imóveis que continua em alta, especialmente por conta do aumento de preços para compra, levando muitas pessoas e empresas a optarem por ele. Para os proprietários, o momento é favorável, com boa possibilidade de maximizar sua taxa de ocupação; contudo, é importante estabelecer em contrato as garantias e condições para preservar seu patrimônio e trazer certeza de que receberá tudo que é devido.

Para isso, as modalidades mais comuns de garantia, previstas na Lei do Inquilinato, são caução, fiança, seguro de fiança locatícia e cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento, cada qual com sua vantagem. Na mesma lei, contudo, fica estabelecido que não é permitido estabelecer mais de um tipo de garantia; assim, recursos extras de proteção, como a garantia exclusiva de recebimento da Avalyst, trazem mais segurança e cobertura para seu negócio.

 

Prazo: por que isso é importante?

Para o locador, considerar o prazo da garantia é importante, no sentido de que, ao longo da vigência do contrato, muitos fatores podem mudar. O fiador, por exemplo, pode pedir para deixar de atuar como o garantidor, obrigando o locatário a mudar a forma de garantia em 30 dias, o que nem sempre ocorre – e pode, com isso, gerar dores de cabeça. Analogamente, cauções de até 3 meses de aluguéis podem ser insuficientes para cobrir a inadimplência ou eventuais reparos necessários, deixando o locador em situação de prejuízo.

Uma solução de extensão de garantias, em contraste, amplia a segurança do proprietário, tornando sua operação mais rentável e resiliente diante deste tipo de situação.

 

Como funciona a garantia contra danos?

A Avalyst traz uma solução específica para aluguéis, garantindo que os imóveis sejam devolvidos nas devidas condições estabelecidas em contratos, ou que os valores relativos a seu reparo sejam ressarcidos pelo locatário. Essencialmente, ela funciona da seguinte maneira:

  • No contrato fica acordado o estado de entrega do imóvel, que serve de referência para o laudo de devolução. Neste momento, o locatário coloca seu cartão de crédito como extensão da garantia.
  • Em caso de não conformidades e da subsequente recusa do locatário a arcar com os valores, a Avalyst aciona o cartão de crédito oferecido no contrato e recupera o valor diretamente dele, garantindo o recebimento do proprietário
  • Isso funciona como uma garantia extra, caso os valores da caução não cubram a situação do imóvel ou o fiador não faça frente às despesas

O quanto é necessário contar com um seguro como este?

Com o aumento da procura por imóveis de aluguel crescendo, é uma ideia interessante ter ferramentas para garantir o recebimento de valores devidos, de modo que seu imóvel possa estar sempre preparado para retornar ao mercado o mais rapidamente possível. Ao contar somente com os dispositivos essenciais, seu processo de recebimento pode ser lento, postergado por inquilinos mal-intencionados, retardando a possibilidade de disponibilização de seu imóvel e gerando prejuízos desnecessários.

Assim, quem conta com este seguro sabe que terá menos imprevistos pela frente e poderá programar de forma muito mais sólida seus recebimentos no futuro.

 

Conte com a Avalyst

Com tecnologia de ponta, profissionais especializados e processos estruturados para facilitar seu negócio, a Avalyst é seu parceiro ideal na hora de gerenciar seus aluguéis. Temos a melhor cobertura de aluguéis, que a partir de 18 de março de 2022 passará a ser de até 36X o valor do aluguel informado, sendo 5X de garantia contra danos, sempre com avaliação de crédito rápida e confiável, apoio jurídico, suporte de marketing para imobiliárias e muito mais!

Troque o risco pela certeza: conte com o apoio da Avalyst para garantir seus recebimentos, evitar dor de cabeça e deixar seu imóvel pronto para o mercado. Fale com nossos especialistas e descubra tudo que podemos fazer por você.

Publicado em 11 de Março de 2022 Blog - Avalyst - Garantia Digital de Aluguel sem fiador ou caução