Entenda a diferença entre caução, seguro fiança e garantia de aluguel

Quando se fala em locação de imóveis, um dos pontos principais em uma negociação repousa em sua garantia de aluguel. Até há bem pouco tempo, a figura do fiador reinava praticamente como única capaz de garantir o recebimento dos aluguéis aos proprietários, mas atualmente, já existem outras modalidades capazes de satisfazer inquilinos e donos de imóveis.

São soluções que passam longe das demoradas burocracias de cartórios e também do constrangimento de se procurar um fiador. Estamos falando da caução, do seguro fiança e da garantia digital de aluguel, a qual vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de imóveis. 

Caução

Por lei, todos os contratos de aluguel devem ter uma garantia para segurança tanto do proprietário, como do inquilino, e a caução é uma dessas modalidades.

Aqui, o inquilino realiza um pagamento antecipado de seus aluguéis, o qual pode chegar a três meses de locação, de acordo com os limites estipulados na lei do inquilinato. Como é fácil de observar, é um valor que costuma pesar no bolso de quem necessita alugar um imóvel e que também terá que enfrentar todos os outros custos exigidos por uma mudança.

Ao fim do contrato de aluguel, o  inquilino pode receber integralmente este valor de volta, entretanto, o imóvel precisa estar intacto, conforme foi recebido e de acordo com o laudos de vistoria, ou seja, sem precisar de qualquer tipo de manutenção. Caso contrário, o valor pago na caução, será usado para restaurar o bem do proprietário.

Seguro-fiança

Nesta modalidade, entra a atuação de uma operadora de seguros, empresa que irá assegurar o pagamento do aluguel por meio de um contrato junto ao inquilino. Assim, ele irá pagar mensalmente um valor acertado à seguradora, como em qualquer outro tipo de apólice. Caso ocorra o sinistro, caracterizado neste caso como o “não pagamento de aluguel”, a seguradora repassa ao proprietário os valores que foram assegurados.

Esta modalidade acaba sendo bem dispendiosa ao inquilino, afinal, seu custo pode chegar ao equivalente de um aluguel e meio por ano, um valor que não será ressarcido ao locatário e que, por este motivo, também é chamado de décimo terceiro aluguel. Assim, o seguro-fiança pode, até mesmo, inviabilizar a locação, em virtude de seu alto custo.

Garantia Digital de Aluguel

E que tal ter uma garantia de aluguel que não necessita da burocracia de cartórios, fiadores e nenhum tipo de pagamento antecipado?

Pois esta modalidade existe, é a Garantia Digital de Aluguel da Avalyst, a qual é totalmente online e só necessita de uma análise instantânea do perfil do inquilino que, em questão de segundos, já pode ter o seu cadastro aprovado para o alugar. Tudo isso com as menores taxas do mercado.

E o locatário ainda pode contar com o Clube de Vantagens Avalyst que oferece mais de 200 lojas, cinemas, livrarias, cursos online, entre outros, com descontos de até 60%! São tantos benefícios que a taxa de garantia de aluguel da Avalyst pode ficar praticamente sem custos.

Além do inquilino, o proprietário também tem vantagens na Avalyst, como a garantia total de recebimento dos aluguéis, garantia contra danos na devolução do imóvel e, em casos de ação de despejo, assessoria jurídica gratuita.

Já para as imobiliárias, a garantia digital de aluguel da Avalyst possibilita ganhos recorrentes com suas locações, bônus semanais por cada contrato com a garantia Avalyst e a adoção de uma ferramenta moderna, capaz de gerar maior lucratividade com seus aluguéis.

Por tudo isso e muito mais, a garantia digital de aluguel da Avalyst cresce sem parar, oferecendo a inquilinos, proprietários e imobiliárias um conjunto completo de soluções para que a locação seja sempre um negócio ágil, rápido e moderno.

Então que tal conhecer mais sobre a Avalyst e se tornar, hoje mesmo, uma imobiliária parceira e começar a oferecer mais esta moderna modalidade de garantia, que facilita a vida de inquilinos e proprietários?

Então venha para Avalyst, e aproveite o aluguel sem stress.

Saiba mais:

https://blog.avalyst.com.br/como-alugar-sem-fiador

https://www.avalyst.com.br/

https://blog.avalyst.com.br/voc%C3%AA-conhece-o-seguro-fian%C3%A7a

Publicado em 23 de Novembro de 2021 Blog

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!