Decoração para imóvel alugado, dicas fáceis e práticas

Qual a melhor decoração para um imóvel alugado? Esta é uma pergunta que atormenta muita gente. 

Afinal, não será por toda a sua vida que você irá morar naquele endereço, não é mesmo?

Um imóvel alugado é, por sua própria definição, temporário. O que não significa que ele tenha que ser menos que um lar. Pelo contrário, legalmente ele é a sua residência pelo período que você permanecer ali. 

Sua casa é o lugar onde você descansa, curte o seu lazer, cozinha, dorme, confraterniza com amigos e familiares.

E, para que esses bons momentos sejam, de fato, satisfatórios, nada melhor que uma decoração que reflita a sua personalidade.

Assim, listamos algumas dicas que irão casar perfeitamente com o seu imóvel, independente do tempo que você morar nele.

Comece escolhendo o estilo

Uma boa ideia para iniciar a decoração de seu imóvel é escolher um estilo para cada ambiente.

Desta forma, a sua casa irá expressar um conceito decorativo, unificado e singular. Esta homogeneidade proporciona uma maior harmonia e torna tudo mais organizado, bonito e aconchegante.

Entre os diversos estilos de decoração, há quem prefira o neoclássico, por seguir um modelo bem mais tradicional. Nele, cada coisa fica em seu lugar e de maneira extremamente organizada.

Mas, se a sua residência apresenta vigas e tijolos aparentes, o estilo industrial pode ser uma excelente alternativa. Ao utilizar muitos objetos de metal ele irá valorizar a sua moradia de uma maneira bem funcional.

Outra tendência em alta é o estilo minimalista. Aqui, você sabe, o mínimo é o máximo. Ele é perfeito para quem gosta de simplicidade, leveza e muita praticidade. A paleta de cores claras e suaves caem como luvas para quem adota o minimalismo.

Lembre-se que, independente do estilo escolhido, ele precisa refletir a personalidade dos donos da casa. Acredite, se sentir desconfortável em sua própria moradia é uma experiência que ninguém merece.

Analise os ambientes

Observe que a decoração de um imóvel alugado precisa oferecer funcionalidade para quem vive ali. Esta funcionalidade deverá ter por base os hábitos de seus moradores. 

Por exemplo, se uma pessoa adora assistir os seus filmes e seriados favoritos na sala, o seu sofá deverá ser muito confortável. Ao lado dele, poderá ter uma mesinha para o apoio dos controles remotos, sucos e lanches.

O mesmo raciocínio vale para os apreciadores de uma boa leitura. Uma estante, com suas obras favoritas, deverá ficar próxima ao sofá e, na mesinha do lado, um abajur ou luminária serão muito bem vindos.

E para aqueles que estão sempre recebendo visitas? Uma mesa de centro na sala é fundamental. Ela servirá de apoio para comidas e bebidas. Espalhe alguns pufes neste ambiente. Funcionais, eles servem de apoio para os pés e também são ótimos acentos, caso cheguem mais visitas.

Captou a ideia? A decoração depende do estilo dos donos da casa. E o que vale para a sala, vale para todos os outros ambientes. É a conhecida lei da adaptação. Por isso, faça uma decoração de acordo com os seus gostos, hábitos e necessidades.

Aposte nos móveis de tamanho padrão

Móveis planejados são ótimos. Uma vez que eles foram desenvolvidos de acordo com cada ambiente, sem nenhum centímetro a mais ou a menos. 

Desta forma, eles são perfeitos para um imóvel próprio, mas o mesmo raciocínio não vale para um imóvel alugado.

Em uma residência de aluguel o conceito de praticidade e economia deve ser levado em conta. Por isso, os móveis de tamanho padrão tornam-se uma excelente alternativa.

Práticos, eles são facilmente carregados de um lugar para outro. O que é vantajoso, até mesmo, em casos de mudança.

Para uma facilidade ainda maior, escolha móveis menores. Eles oferecem muito mais funcionalidade, principalmente se a sua casa não for tão grande.

Outra característica que a sua mobília deve ter é em relação ao seu uso. Um rack, com divisórias ou gavetas, se torna mais útil do que um simples apoio de TV.

Antiguidades também são atuais

Pode parecer contraditório, mas um objeto antigo em sua sala, tem lá o seu toque de modernidade.

Em alta, o retrô (aquela criação de hoje que parece ter sido feita no passado) ou o vintage (aquele objeto do passado que está como novo) combinam com os mais diversos estilos de decoração.

Uma ótima ideia é percorrer os brechós ou feiras de antiguidades de sua cidade. Outra é dar uma olhada no sótão ou garagem de algum amigo ou parente. Você pode se surpreender com os tesouros escondidos nesses lugares.

Este objeto antigo, no lugar certo, reflete muito mais personalidade em seus ambientes.

Luz e Ação

Em termos de iluminação, a ideia é não mexer na fiação de um imóvel alugado. 

Longe disso, ao utilizar luminárias, lâmpadas especiais e abajures nos lugares certos, ambientes são renovados para expressar mais conforto, bem-estar e tranquilidade.

Com uma boa iluminação indireta a sua sala, cozinha, dormitórios e até os banheiros, ganham novos ares. 

Isso sem falar na elegância, personalidade e sofisticação que uma ótima iluminação é capaz de transmitir. 

Entre quatro paredes

Uma nova pintura pode ser bem atraente para contribuir com a decoração de um imóvel alugado.

Normalmente na cor branca, as paredes de seu imóvel podem ter outras opções, além da pintura.

Prateleiras, nichos e quadros, têm o poder de renovar ambientes, sem causar os transtornos e os cuidados que uma pintura precisa ter.

Indo além das paredes, o conjunto de cortinas, capas de sofá e roupas de cama, além de almofadas e tapetes, também dão a cor e a textura indispensáveis para uma boa decoração.

Verde é vida

A ideia de colocar um pouco de natureza em sua casa, não pode ser dispensada quando o assunto é decoração.

Por isso, investir em plantas decorativas é fundamental. Elas são importantes para purificar ambientes e renovar toda a residência. 

Afinal, as cores e a energia das plantas podem complementar a decoração da sala, dos banheiros, da cozinha e de qualquer outro local.

Para saber mais sobre os benefícios e a beleza do verde em sua residência, acesse: Plantas para apartamentos: veja opções fáceis de cuidar

E que tal começar agora? 

Você pode iniciar refletindo mais sobre você mesmo, seus hábitos de lazer e como pretende aproveitar ainda mais a sua casa. 

Estilos, tendências, suas cores favoritas também são essenciais.

Pesquise, planeje e pare para ter inspiração.

Assim você terá ótimas ideias para, verdadeiramente, começar a se sentir em casa. 

Publicado em 22 de Julho de 2021 Blog,
Diversos

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!