Quais cuidados devo tomar na renovação do contrato de aluguel?

A renovação do aluguel é um processo simples. Todavia, você precisa ficar bastante atento, principalmente aos reajustes do período e aos direitos e deveres daqueles envolvidos no contrato.

Assim, se já está chegando a hora de renovar o seu contrato locatício, confira abaixo os principais cuidados e pontos de atenção que você deve tomar na hora da renovação.

Índice de renovação

O valor de um aluguel precisa ser reajustado anualmente, conforme diz a Lei do Inquilinato (8.245/91). O indicador é definido no contrato de locação, onde normalmente é utilizado o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado). Dessa forma, você pode utilizar esta mesma correção anual na renovação do seu contrato.

Negociação

Durante a negociação, o proprietário poderá propor um novo valor ao seu contrato, baseado em referências de mercado, caso o IGPM não seja aplicado. O importante é que ao final, ambas as partes estejam satisfeitas e cheguem a um acordo sobre o novo valor de reajuste da renovação.

Questionamento

O inquilino tem direito de levantar questionamentos a respeito das taxas cobradas e valores de reajuste. Esse é o momento para ele, avaliar as cláusulas das novas condições, verificar o valor de novas cobranças referentes a eventuais despesas e, acima de tudo, contestar ou recusar, caso seja necessário.

Renovação Automática

E para facilitar ainda mais esse processo e evitar dores de cabeça, você pode adicionar uma cláusula específica no seu contrato para que a renovação seja feita automaticamente ao final do período determinado.

Você também pode contar com soluções digitais, como a Avalyst. Além de oferecer um sistema digital para análise de crédito rápido, seguro e eficiente, também realiza a renovação automática do contrato do aluguel ao final da vigência. E tem mais, toda vez que um inquilino renova seu contrato, a imobiliária ganha uma cesta básica para ser doada a uma entidade de sua escolha.

Na próxima vez que precisar renovar o seu contrato de aluguel, lembre-se dessas dicas e conte com parceiros como a Avalyst. Eles oferecem um novo jeito de alugar, sem burocracias, sem estresse, para beneficiar a todos os envolvidos no processo.

Leia mais:

Veja como funciona a rescisão de contrato de aluguel

Lei do Inquilinato: quais são os seus direitos?

Publicado em 5 de Abril de 2021 Alugue Bem,
Soluções Avalyst

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!