Você sabe como ser um corretor de imóveis 3.0?

Como em qualquer atividade, o perfil de um bom corretor de imóveis mudou muito nas últimas décadas e continua em constante transformação. Afinal, o ato de compra, venda ou aluguel de um imóvel vai além da realização de um simples negócio. Mas, muitas vezes, ele encerra a concretização de um sonho por muito tempo idealizado.

Na verdade é um processo que envolve uma série de personagens, com aspirações e perspectivas que precisam ser alinhadas, cabendo ao corretor de imóveis a tarefa de conduzi-los até o “final feliz”.

Assim, contrariando o senso comum, para ser um bom corretor de imóveis nos dias de hoje é preciso ir além do perfil de um simples vendedor.

Cada vez mais, as características abaixo são valorizadas por imobiliárias, compradores, proprietários de imóveis e inquilinos:

Planeje, planeje e planeje

Você conhece alguém realmente bem sucedido que seja totalmente desorganizado?

Na verdade, se a paixão é o combustível, a organização e o planejamento são como um mapa para atingir os objetivos profissionais.

O bom corretor de imóveis precisa saber com antecedência como será o seu dia, sua semana e dominar suas rotinas.

Lembre-se: “disciplina é liberdade”.

Então trate de ter um bom relacionamento com a sua agenda e estabeleça metas de visitas, contatos, o tempo que precisa dedicar para pesquisas e outras rotinas de seu dia a dia.

Use a tecnologia a seu favor.

Aplicativos de lembretes, calendários e de notas, já estão disponíveis em seu celular. E falando nisso, seu celular é um importante aliado neste sentido, use-o com inteligência e vá muito além das redes sociais.

Agora pare e ouça com atenção

Você duvida? Então perceba como trabalha um bom psicólogo. Em uma sessão de terapia, o papel deste profissional é auxiliar o paciente a encontrar soluções para seus intrincados problemas.

E como ele faz isso?

  1. Fazendo perguntas pertinentes.
  2. Sabendo ouvir.

Então use um pouco de seu lado de psicólogo e detetive.

Procure saber quem é o seu cliente, qual a sua atividade profissional, onde trabalha, se é casado, se tem filhos, o que pretende para o futuro. Enfim, faça perguntas com eficiência, ouça tudo com atenção e trace um perfil para saber com quem você está interagindo. As reais necessidades virão à tona, o diálogo irá fluir naturalmente e as soluções irão aparecer de uma forma muito mais rápida.

Com uma conversa franca fica mais fácil identificar e compreender as dores de seu público, responder às objeções e oferecer o que é melhor para ele.

Use a visão além do alcance

Até aqui, já deu para perceber que um bom corretor precisa ir além do óbvio, para isso ele precisa enxergar o que quase ninguém vê.

Ou seja, além de conhecer profundamente o imóvel que está apresentando, ele terá que ter toda a noção jurídica para a venda ou aluguel.

Ao responder de pronto, tudo o que lhe for perguntado, um bom corretor já estará trilhando um caminho para superar expectativas e surpreender o seu cliente.

Outro fator importante para o corretor que pretende se destacar no mercado é o conhecimento sobre o bairro e a região em que atua. Dicas sobre escolas, faculdades, áreas verdes, shoppings, vias de acesso, peculiaridades do bairro, entre outras.

Assim, ao falar sobre o imóvel, apresente os pontos positivos do endereço, faça com que o seu cliente se sinta um novo morador.

Desta forma, você aproveita tudo o que o lugar tem de bom para gerar uma imagem futura na mente de seu cliente, criando uma expectativa, uma visão a qual ele está a um simples passo de realizar.

Aproveite a sua joia do infinito

Agora vai aqui a dica de ouro para um bom corretor de imóveis nos dias atuais: nunca pare de aprender.

Na verdade, este é um mantra que vale para todo profissional que deseja se destacar em sua área. Mas, para quem trabalha diariamente com o fator humano, é mais do que fundamental.

Aprender sobre a dinâmica de vendas, sobre o aperfeiçoamento humano e o papel das novas tecnologias nos dias atuais precisa ser uma constante.

Este é o caminho para você se tornar um profissional atualizado, valorizado no mercado e uma referência em seu segmento.

Mas, para isso acontecer você precisa usar o poder de sua atitude, o que inclui uma boa dose de positividade perante a vida e muita simpatia. Fatores primordiais para criar uma maior aproximação com seus clientes e se aperfeiçoar cada vez mais.

E por falar em aperfeiçoamento, que tal usar uma boa parceria para ir sempre mais longe?

Com a Avalyst, por exemplo, você tem o melhor sistema para oferecer um aluguel descomplicado para o inquilino (sem fiador, sem comprovação de renda e sem caução) e com mais vantagens para o proprietário (sem inadimplência, com garantia contra danos na devolução do imóvel e assessoria jurídica gratuita para ações de despejo).

Assim, como muitas imobiliárias e corretores já estão fazendo, você pode apresentar um pacote completo de soluções para o aluguel de seus clientes e assegurar um papel de destaque no mercado.

Publicado em 6 de Maio de 2021 Negócio Imobiliário,
Soluções Avalyst

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!