Como aumentar a rentabilidade dos contratos de aluguel

Aumentar a rentabilidade dos contratos de aluguel é algo que todos nós almejamos profissionalmente dentro dessa área imobiliária, certo? Não importa se formos corretores ou donos de imobiliária. Porém, apesar de não ser uma tarefa das mais simples, também não é impossível como alguns pensam. 

Pelo olhar de uma imobiliária isso pode ser até mais complicado, devido ao pagamento de empregados, processos, impostos o próprio aluguel e mais alguns fatores, mas com um bom planejamento vamos ver que é bem possível. 

Reajuste durante a pandemia 

Esse é um ponto que não podemos ignorar de forma alguma, pois foi, e está sendo, uma situação que atingiu diretamente quase todos os setores da economia.  

De acordo com a Lei do Inquilinato, de nº 8.245/91, é previsto um reajuste anual nos valores dos contratos de locação, que o proprietário pode optar ou não em fazer. Porém, como o impacto da pandemia foi muito grande, esses contratos poderão ser revistos. 

Inclusive, já existe um projeto de lei da Câmara dos Deputados para impedir o reajuste de aluguel até dezembro de 2022. 

Mas, o mais incrível é que apesar desse ponto bastante relevante, uma pesquisa feita pela FipeZap mostrou que a rentabilidade do aluguel comercial segue acima do residencial no 1º semestre de 2021.  

Quais as opções para aumentar a rentabilidade dos contratos de aluguel? 

Tente eliminar as propriedades não lucrativas 

Esse é um item que parece óbvio, mas que muitas imobiliárias esquecem de fazer, ou simplesmente não se importam. É simples: se você tem uma boa lucratividade em todos os imóveis a média mensal vai cair, e algo precisa ser feito.  

Para isso existem os indicadores, como as taxas de ocupação e manutenção, e características da área em que ele está localizado, como índice de criminalidade ou custo de vida. 

Fazer o oposto, ou seja, saber quais são os imóveis mais lucrativos, também é algo importante a se fazer. Dessa maneira você sabe o quanto poderá almejar com aquela locação. 

Reduza custos operacionais 

Uma outra ótima opção para elevar essa rentabilidade dos contratos é fazer uma boa análise dos custos operacionais, pelo menos uma vez por ano. 

Tente trocar soluções manuais, e que você teria que pagar pessoas para fazer, por sistemas automatizados. Isso também garantirá um ganho de tempo, inclusive. 

Faça boas divulgações 

Ter mais rentabilidade dos contratos pode significar ter mais imóveis alugados, então, saber como e onde irá divulgá-los é uma parte muito importante. Não adianta apenas divulgar por divulgar, o recomendado é impactar as pessoas que vão criar um interesse real em locar aquele espaço.  

Faça algumas pesquisas de mercado e tente encontrar o seu público-alvo ideal, aquele lead que chegará já bastante maduro e com boa propensão para fechar um negócio. 

Saiba o que ele procura, onde procura e o quanto está disposto a pagar. Aproveite e vá além: saiba do que ele necessita naquele momento.  

Ofereça mais garantias de aluguel 

Quanto mais garantias você oferecer, maior é a chance de fechar o negócio. Hoje, temos 3 modalidades de garantia de aluguel no mercado de locação de imóveis, porém, todas contam com muitas burocracias, o que acaba atrasando demais o processo. 

Por isso, a Avalyst aparece com uma inovação para revolucionar a forma de alugar. A nossa garantia digital é algo que foi pensado para ser totalmente sem burocracias. 

Essa nova modalidade faz com que os aluguéis sejam rápidos e fáceis, pois não pede nenhum tipo de comprovante de renda, imóveis no nome ou qualquer tipo de fiador.  

Já pensou em ter acesso a uma análise de crédito que sai em segundos, te dá assistência jurídica gratuita em casos de despejo e que ainda pode ser parcelada em 12x no cartão de crédito? Então, pensou na Avalyst. 

Venha para ao futuro da garantia de aluguel e aumente as suas possibilidades. 

Publicado em 21 de Setembro de 2021 Blog

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!