Como alugar sem fiador?

Como alugar sem fiador?

Encontrou o imóvel certo para você mas acabou esbarrando na burocracia? Entenda como alugar sem fiador e comece a se preparar para sua mudança

Mudar de casa ou apartamento nem sempre é tarefa fácil — e não apenas por toda a logística envolvida no processo de começar uma nova experiência em um local diferente, mas pela burocracia requerida em algumas etapas necessárias até o fechamento do contrato.

Para proteger o imóvel em um aluguel, por exemplo, é necessário que o inquilino forneça uma garantia. A mais conhecida, mas não a única, é o fiador. Em termos gerais, ele é uma pessoa que também assina o contrato de locação, mas com a função de assumir o compromisso de honrar uma possível inadimplência do locatário.

Como se já não fosse complicado o suficiente encontrar alguém disposto a fazer isso, muitos contratos fazem ainda mais exigências sobre o fiador. Os critérios mais comuns incluem, por exemplo, que o fiador tenha um imóvel registrado em seu nome, além da propriedade em que ele reside, e que ele possua renda comprovada que seja equivalente a duas, três ou mais vezes o valor do aluguel previsto em contrato.

Sem contar que a relação entre o fiador e o inquilino pode ser complicada e trazer constrangimentos a ambos. Por causa disso, muitas imobiliárias não aceitam mais a figura do fiador, dando alternativas ao inquilino.

Mas como alugar sem fiador? É possível?

Sim, alugar um imóvel sem ter fiador é possível. A seguir, algumas possibilidades:

  • Caução: é um valor equivalente a alguns meses de aluguel pago no início do contrato como forma de garantia. No final do período contratado, caso não haja ajustes ou reparos a serem feitos no imóvel, o inquilino recebe de volta o caução corrigido. O caução nem sempre é uma solução porque talvez o inquilino não tenha disponível a quantia necessária para essa modalidade ou ainda, dependendo dos danos ao imóvel, o caução pode não cubrir o custo, exigindo ainda mais dinheiro do inquilino;
  • Seguro-fiança: quem procura saber como alugar sem fiador, muitas vezes, recorre ao seguro-fiança como solução. Trata-se de um contrato fechado com uma corretora de seguros em que o inquilino paga uma determinada quantia mensal referente à apólice, que funciona como garantia locatícia e também dá direito a outros tipos de coberturas. Ao contrário do caução, os valores pagos não são estornados. Sem contar que o seguro-fiança geralmente é o tipo de garantia mais caro que existe;
  • Garantia digital de aluguel Avalyst: ideal para quem deseja escapar de toda essa burocracia e fechar o contrato de locação bem rápido. A Avalyst é uma plataforma de garantia digital de aluguel pelo cartão de crédito. Essa modalidade substitui o fiador, o caução e o seguro fiança. Tudo o que o usuário precisa é ter um CPF válido e um cartão de crédito em seu nome.

Qual é o melhor sistema de garantia de aluguel?

Como funciona a Avalyst?

A Avalyst funciona assim: você não precisa de comprovação de renda. Basta escolher uma imobiliária ou um corretor parceiros da Avalyst e apresentar seu CPF e um comprovante de pagamento da fatura mais recente do seu cartão. Caso sejam necessários, outros documentos poderão ser solicitados.

A análise da garantia locatícia é feita muito rapidamente. Em pouco tempo, você recebe no seu e-mail o link para pagar a sua garantia à vista ou em 12 vezes sem juros.

Quer saber mais? Entenda como alugar sem fiador com a Avalyst e tire suas dúvidas com a nossa equipe de atendimento!

Leia também

Como funciona o aluguel de um imóvel?

Publicado em 13 de Novembro de 2020 Blog - Avalyst - Garantia Digital de Aluguel sem fiador ou caução