Apartamento no primeiro andar: vale a pena alugar?

Como outros tipos de imóveis, os apartamentos no primeiro andar têm vantagens e desvantagens

Escolher um imóvel não é, necessariamente, uma tarefa difícil, mas sempre requer análises e escolhas a partir do que é prioridade para compradores ou inquilinos. Muitas pessoas ainda ficam em dúvida se vale a pena alugar um apartamento no primeiro andar de um prédio. Spoiler: depende de quais são as suas prioridades.

Assim como qualquer outro tipo de imóvel, os apartamentos no primeiro andar apresentam vantagens e desvantagens. Portanto, cabe ao inquilino a responsabilidade de prestar atenção nos detalhes e definir com clareza quais são as características que ele mais preza antes de fechar um contrato de aluguel.

Um dos benefícios de alugar um apartamento no primeiro andar, por exemplo, é o preço. Esses imóveis não estão entre os mais procurados no setor imobiliário e, por isso, em muitos casos acabam tendo valores mais baixos de aluguel que ajudam a acelerar a negociação. Então se o seu orçamento não está assim tão folgado, vale a pena considerar um desses apartamentos.

Outra vantagem é a mobilidade, um fator importante para qualquer morador de prédio, especialmente para idosos ou pessoas com deficiência. Nem todo condomínio possui elevadores e morar no primeiro andar acaba poupando bastante energia.

Além disso, elevadores em prédios com muitos moradores acabam sendo muito disputados e demoram vários minutos. Por isso, um apartamento no primeiro andar pode agilizar a sua vida em um momento de atraso, por exemplo.

Enxergando o copo meio cheio

Tradicionalmente, muitas pessoas veem o apartamento no primeiro andar com maus olhos. Geralmente, isso ocorre a uma suposta maior incidência de problemas estruturais, como: infiltrações, falta de privacidade (quando os demais moradores passam na altura das janelas, por exemplo). E alguns, relatam a sensação de insegurança (a noção de que os imóveis mais baixos estão mais vulneráveis).

É claro que todos esses aspectos precisam ser analisados com atenção antes de decidir qual imóvel alugar. Afinal, ninguém quer ter surpresas negativas depois de ter assinado o contrato.

Mesmo assim, cada vez mais construtoras e administradoras de condomínio têm aderido às tendências. Elas equipam os apartamentos do primeiro andar com elementos diferenciais que os tornam tão ou mais atraentes do que os imóveis de outros andares.

Alguns prédios, por exemplo, contam com jardins e áreas de lazer. Dessa forma, esses moradores usufruem de um contato com a natureza, mesmo em meio a grandes cidades urbanizadas. Nesses imóveis também é possível experimentar o melhor de dois mundos: as vantagens de morar em um condomínio, junto com a sensação de morar em uma casa.

Defina suas prioridades

Por isso, a pergunta “vale a pena alugar um apartamento no primeiro andar” pode ter várias respostas diferentes. Depende de cada morador. O ideal é que o inquilino pondere cuidadosamente as questões apresentadas. E dessa forma, possa determinar com precisão quais são as características que considera fundamentais para a nova moradia e do que está disposto a abrir mão ou não.

Leia também

É possível alugar e mudar rapidamente?

Confira as vantagens de morar em um condomínio

Publicado em 3 de Fevereiro de 2021 Alugue Bem

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!