Aluguel direto com o proprietário: é o fim dos corretores?

Procurar um aluguel direto com o proprietário às vezes pode dar uma falsa impressão de ser um processo mais fácil e sem muitas dores de cabeça ou burocracias. Porém, existem muitas chances que, a partir dessa decisão, serem criados alguns problemas futuros para as duas partes envolvidas.

Para isso não acontecer, vamos levantar alguns pontos que provam que ter o auxílio de profissionais nesse negócio é sim indispensável para reduzir erros e perigos, como o da inadimplência e danos ao imóvel, por exemplo.

Continue a leitura para entender o porquê fugir do aluguel direto com o proprietário!

Qual o papel dos corretores?

Diferente da falta de suporte que você terá com um aluguel direto com o proprietário, os corretores, que podem ser vistos com uma espécie de consultor daquele negócio, ficam com a parte de fazer as visitas nos locais, se você não tiver gostado de um em específico, por exemplo.

Eles já possuem algumas opções na carteira e isso facilita e otimiza a busca para encontrar qual se encaixa melhor ao perfil de quem está alugando. Esses profissionais também já estão muito por dentro do mercado, então, para eles é muito tranquilo encontrar boas oportunidades vindas de uma rede de contatos, por exemplo e disponibilizar mais tempo do que você teria para procurar.

E, por ser a profissão deles, os corretores geralmente estão bem familiarizados com a Lei o Inquilinato, que foi criada em 1991 para regulamentar todos os processos de locação de imóveis. Além de, guiado pelo código de ética da classe, prestar esclarecimentos, mostrar os potenciais riscos daquele negócio, as alterações de valores e outros fatores que podem interferir na jornada.

E das imobiliárias?

As imobiliárias têm o papel de proporcionar a segurança, comodidade e todo o suporte necessário para garantir os direitos e deveres de todos os envolvidos. São raros os casos de golpe e estelionato através de imobiliárias, diferente de quando a opção é o aluguel direto com o proprietário.

Fazer um bom contrato de aluguel é a grande sacada para evitar qualquer tipo de problema, e a imobiliária conta com uma equipe preparada para isso. Bem como a área de análise de crédito e a autenticidade dos documentos.

Também é função da imobiliária calcular os reajustes que serão aplicados em cada contrato, tomando como base o índice de sua preferência (IGPM e IPCA são os mais comuns) e dar a média de valorização do imóvel, sobre o quanto pode chegar o aluguel ou o preço de venda, por exemplo.

As vistorias dos imóveis fazem parte da rotina de uma imobiliária e quem faz isso tem o dever de deixar o local com condições de moradia, para só então entregar as chaves, assim como previsto na Lei do Inquilinato.

Mais um item nesse processo de locação é a da divulgação, que também é feita por parte da imobiliária, através das próprias redes sociais, contatos e anúncios.

Lidar com os casos de inadimplência (coisa recorrente no aluguel direto com o proprietário) também é de responsabilidade das imobiliárias, que já tem pessoas preparadas para isso e que são elas que farão desde o primeiro contato até uma possível notificação judicial após 30 dias de atraso.

Um outro papel importante das imobiliárias é oferecer mais garantias locatícias, visando não dificultar tanto para o inquilino, mas não deixando a segurança para o proprietário de lado. E, para isso, a Avalyst tem a melhor e mais rápida solução!

A garantia digital Avalyst é uma análise de crédito que sai em minutos, sem complicações, burocracias e nem comprovação de renda e que pode ser parcelada em 12x no cartão.

Além disso, você ainda oferece para o seu cliente o Clube de Vantagens Avalyst, com descontos e convênios exclusivos de parceiros como Americanas, Leroy Merlin, Burger King e Tok & Stok para os inquilinos que possuem a garantia digital de aluguel.

Venha para o futuro da garantia de aluguel e aumente as suas possibilidades de negócio com a Avalyst.

Publicado em 22 de Setembro de 2021 Blog

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!